top of page
  • Foto do escritorAriane Angioletti

A sopa de força, inteligência e carinho


Não gosto mais de sopa de legumes por causa da minha vó, mas calma lá...a sopa de legumes que ela fazia tem sua história! Nossa vó ajudou a minha mãe com nossa educação, pois não era fácil criar 4 meninas, sendo elas as "gêmeas da Dalva". Então, a vó morou conosco até o final de sua vida.

A vó Carmen adorava cozinhar e ai daquele que colocasse a mão no fogão! Ela fazia todos os dias a tradicional sopa de legumes para antes de jantar. A famosa sopa de legumes que você tinha que comer, pois a sua sopa de legumes era o que te daria força nesta vida, sabedoria e saúde. Isto é o que ela dizia: “Ai, ai, se você não comer, não serás forte nesta vida”!


“Amanhã tenho prova! Se eu não comer, vou mal na prova”! Era nisto que a gente acreditava e, mesmo odiando a sopa de legumes, eu comia porque acreditava tanto que aquela sopa dava sabedoria, que eu pedia pra vó fazer quando chegava da escola e tinha prova no outro dia.


“Vó, amanhã tenho prova, vou tomar sopa de legumes mais cedo porque tenho que estudar e fixar o que eu tenho que estudar”. E assim era: antes de estudar, vinha a sopa da sabedoria e eu imaginava que aprendia por causa da sopa, e não porque eu estudava.


Mas ao crescer, esta percepção foi mudando. Mas era tanto amor entre nós, que deixávamos ela pensar que acreditávamos que sua sopa era mágica. Sabíamos que era só uma sopa de legumes, mas ela fazia com tanto amor e preocupação de deixar a gente saudável, que mesmo não aguentando mais em comer a sopa legumes da vó, nós elogiávamos, contávamos que sua sopa de legumes nos ajudou em alguma coisa, e ela gostava de ouvir!


Era o momento em que ela sentava e escutava, esquecia todos os problemas e olhava pra nós com aquele sorriso e dizia: “come tudo pra ser forte nesta vida “.


Saudades!!! E hoje entendo o que ela queria dizer sobre SER FORTE NESTA VIDA. Depois que ela morreu, não teve mais graça em comer outra sopa de legumes, pois não era mais a sopa de legumes da Vó Carmen.


Te amo vó Carmen!

Sei que sou forte em todos os sentidos, por causa de sua Sopa de Legumes.


Vó: Carmen Coelho Bastos

Neta: Lucia Dalva Bastos waltortt


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page