top of page
  • Foto do escritorAriane Angioletti

Santo Antônio e independência


Minha Vó me ensinou muito e sobre várias coisas, algumas como cozinhar arroz em fogãozinho feito de tijolos pra eu brincar de casinha, me ensinou a costurar, a respeitar e acreditar na "reza do responsório de Santo Antônio" para achar coisas perdidas e que férias em Chapecó eram melhores até que a Disney.


Infelizmente ficaram receitas, rezas e outras dezenas de coisas que não consegui aprender.


Faz 5 anos que ela nos deixou, e de tudo que aprendi nesses 47 anos de vidas compartilhadas, acredito que a mais importante foi quando ela ficou viúva e pode enfim ser dona de si mesma, independência financeira para comprar aquilo que ela gostava, comer o que tinha vontade e ajudar quem ela queria, sem depender do aval ou da vontade de meu avô, pois foi assim que ela foi criada, para seguir sempre o que o marido queria.


Isso me ensinou muito e trago comigo que não podemos ser submissas com relação a ninguém, que temos o direito de "querer e sonhar", de usar do nosso dinheiro da maneira que quisermos, sem medo de ter que pedir o aval de alguém e sim a "opinião " de quem está ao nosso lado.


Minha Vó Elsa foi de tradicional esposa submissa para a Dona Elsa, a viúva independente que amava jogava bingo nas quintas no clube de idosos e encher os netos, e principalmente os bisnetos de guloseimas e, de forma sorrateira, entregar um dinheiro bem dobradinho para nós como forma de "agradinho".


Tive a honra de retribuir tudo cuidando dela por 17 dias no hospital até que seu corpo não pode mais aguentar a luta contra o câncer. Sempre digo que se eu conseguir ser 50% Vó da "Vó" que ela foi, estarei realizada.


Saudades Dona Elsa, até um dia ...


Vó Elsa Wink

Neta Gelza wink Moreira

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page