top of page
  • Foto do escritorAriane Angioletti

Um século de histórias


Tive a felicidade de conviver muito tempo com minha avó materna, que faleceu aos 103 anos (*1879 + 1982).


Então, histórias são as que mais acalento. Me marcaram as conversas, as vivências. Seleciono uma que marca minha vida, além de todos os ensinamentos morais éticos.


Entre as minhas formações universitárias, cursei História, muito influenciada por ela, que vivenciou muitos fatos históricos. Estudando fatos da abolição da escravatura, final do curso de Magistério (secundário!) ela, já com seus 103 anos, me pergunta:

- Quando aconteceu isso (sobre a abolição, era analfabeta, mas tinha o conhecimento da vida!)?"

- Eu respondi: "Em 1888, Vó".

E ela faz as contas de cabeça.

- Mas quando eu casei, com 16 (!) anos minha sogra tinha escravos"

Achei tão interessante... e respondi: "Imagina Vó, até que a notícia chegasse no Rio Grande do Sul (na época morávamos em Cruz Alta/RS) a cavalo, levou alguns anos..."


Inspiradora.

Me motivou a estudar História e ainda me acompanhou nos anos iniciais da formação.


Vó Rosalina Antônia da Silva

Neta Rosa Beatriz Madruga Pinheiro

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page