top of page
  • Foto do escritorAriane Angioletti

A venda e a máquina de costura


Eu me chamo Edna e tem uma história para contar de quando eu tinha 15 anos. Foi quando eu comecei a trabalhar com a minha avó na loja. Antigamente as lojas eram vendas. E tinha tudo para comprar... tinha calçados, tinha roupa, tinha comida, tinha aviamentos, tinha tecido em metrô e quilo.


Como minha vó costurava, ela tinha uma máquina de costura atrás do balcão e quando não tinha movimento da loja ela ia costurar.


Nos tecidos que vinham em quilo sempre vinham os tecidos menores, uns retalhinhos e ela aproveitava esses "litrinhos" para fazer avental e shortinho. Esses shortinhos era os calçãozinho que as crianças usavam como cuequinhas, pois antigamente não existia cuequinha para comprar então eles usavam esses calçãozinhos... era uns shortinhos assim mais justinhos. E ela os fazia aproveitando os retalhinhos.


E ela deixava na máquina cortado para costurar quando tinha tempo e eu como gostava muito de costurar..... eu fazia as roupinhas de boneca tudo mas era tudo colado daí eu sentava na máquina e costurava um pouquinho que quando ela chegava ela dizia "vai vai costurando vai vai aprendendo, depois tu faz para ti também".


Hoje eu tenho uma paixão muito grande por costurar e todo tempinho que tenho, eu me dedico a isso e devo muito a ela porque foi ela que me ensinou. Se não tivesse deixado eu sentar na máquina, com certeza eu não teria aprendido.


Vó: Izabel Morelli Barni

Neta: Edna Barni

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page